A convite da ACR de Fornelos, a professora mestre Filomena Leitão, especializada em Educação Especial e formadora do Ministério da Educação, presidiu o curso de formação “Para o desenvolvimento de uma Escola Inclusiva”, durante três sessões de 8/9 horas, no auditório da ACR de Fornelos.
No dia 20 de outubro, assistiu-se à última sessão de um ciclo de 25 horas presenciais, no sentido de facultar aos docentes um aprofundamento mais alargado na área da educação inclusiva, incidindo, particularmente, no novo enquadramento legislativo.
Este curso decorre da alteração legislativa, desencadeada no presente ano, e que procura dar corpo à noção de “Escola inclusiva de 2.ª geração”. O desafio que se coloca às escolas é responder às necessidades dos alunos, o que no âmbito de uma escola inclusiva, exige que sejam encontradas respostas para que cada um aprenda independentemente da sua situação pessoal e social, assegurando a todos a aquisição de um nível de competências que permita a plena integração social.
A formadora revelou um grande profissionalismo, demonstrado ao longo das sessões de formação um grau de excelência no domínio dos conteúdos abordados, bem como na disponibilidade e atenção demonstrados para com os formandos.
O nosso muito obrigado professora mestre Filomena Leitão. Até breve!
No Comment