O “Halloween”, muito festejado nos Estados Unidos da América é, cada vez mais, uma comemoração que tem presença habitual nas escolas portuguesas. Bruxas, fantasmas, morcegos, fantasias e, acima de tudo, muita alegria, com as abóboras, as assutadoras “Jack O´Lantern” e a frase “Trick or Treat” preenchem este dia que se assinala a 31 de outubro.

Mas, como o Mundo é feito de culturas, também do México e de outros países da América Latina chega até nós “El Día de los Muertos, uma festa que honra os defuntos e que é muito animada, pois segundo dizem, os mortos vêm visitar os seus parentes, sendo, por isso, um dia de alegria.

E, como não podia deixar de ser, no âmbito das disciplinas de Inglês e Espanhol, o Colégio deixou-se invadir pelo espírito destas datas festivas e preparou-se a rigor para receber o “Halloween” e “El Día de los Muertos”.

Assim, a 30 de outubro, como resultado do trabalho colaborativo dos departamentos de Línguas, de Expressões e de Matemática, alunos e auxiliares o Colégio transformou-se num cenário alusivo a estas celebrações. Com abóboras, morcegos, fantasmas, vampiros, frankensteins entre outras figuras assustadoras, sem esquecer o altar “de los muertos”, um dos ícones fundamentais desta festividade, onde estavam expostos vários alimentos e objetos que homenageavam os defuntos.

Esta atividade proporcionou aos alunos uma verdadeira partilha de culturas. O concurso de abóboras e de trabalhos com rolos de papel higiénico cativou os alunos a fazerem trabalhos muito criativos que foram expostos na escola e o auditório transformou-se numa sala de cinema onde os alunos do 2.º e 3º Ciclo assistiram ao filme “Coco”.

A atividade decorreu com bastante sucesso e todas estas comemorações se caraterizaram pela alegria com que os alunos se envolveram nas atividades, enriquecendo os seus conhecimentos e fazendo deste dia um momento a recordar.